Como criar um blog

Quando falamos de marketing digital, uma das perguntas mais frequentes é “como criar um blog de sucesso?“.

Embora a concorrência exista e seja mais feroz do que nunca, continua existindo espaço para criar um blog e ter sucesso com ele.

Na verdade, conteúdo escrito continua sendo fundamental, seja para gerar tráfego, gerar leads ou vendas.

Um blog continua fazendo todo o sentido para quem trabalha com marketing digital, sendo uma das melhores formas de ganhar dinheiro na internet, de verdade.

É impensável nos dias de hoje, não aproveitar o potencial existente num blog, em especial, a geração de tráfego e leads.

Ainda que um blog demande muito trabalho e exija alguma consistência e regularidade, você precisa de incluir (quase) sempre um blog em sua estratégia de comunicação digital.

Criar um blog ajuda a vender

Um blog é determinante para ajudar a vender seja o que for. Da mesma forma que um blog pode fazer maravilhas pela sua autoridade, também o poderá fazer pelas suas vendas.

Se você mantiver um blog durante algum tempo, você perceberá que os leitores que vai fidelizando pelo caminho compram qualquer coisa de você.

Um blog ajuda muito a criar ligações fortes com outras pessoas e isso é extremamente poderoso quando se pretende vender algo.

Criar um blog ajuda a educar seu público

Se você imaginar que, diariamente, milhões de pessoas em todo o mundo procuram por soluções para os seus problemas realizando uma simples busca no Google, isso é uma oportunidade de negócio incrível.

Todos procuram por soluções no Google, e você poderá ser a pessoa certa para esclarecer e educar seu público a respeito de um ou vários assuntos.

Criar um blog ajuda a melhorar sua capacidade de comunicação

Escrever e ler seus próprios conteúdos ajudam a melhorar suas capacidades de comunicação, a qualidade da sua escrita, a sua capacidade de raciocínio e, logicamente, te auxilia a estudar e a aprofundar diversos temas.

Sempre que você pretende escreve sobre um determinado assunto, você também faz algum trabalho de pesquisa, o que faz com que estude, leia e se informe antes de produzir seus próprios textos.

Como criar um blog de sucesso?

Como criar um blog de sucessoExistem blogs com um excelente tráfego orgânico, blogs com muito tráfego de mídias sociais, etc.

A diferença entre um blog de sucesso e um blog sem sucesso normalmente está na quantidade de tráfego que cada um deles recebe.

Mais importante que o layout do seu blog ser bonito, ou o seu conteúdo ser grande e extremamente bem escrito, você precisará ter uma estratégia.

Preparei vários assuntos que são fundamentais para você se sair bem e facilitar seu trabalho. Criar um blog de sucesso não é uma ciência complexa.

Você só precisa entender como tudo isso funciona e o que você realmente precisa fazer e de que jeito fazer. Preparado?

Escolha seu nicho

Mais importante que você escolher um bom nicho, você precisará escolher um nicho onde você se sinta confortável, tanto do ponto de vista de um autor que produz conteúdo, quanto de um aluno que aprende diariamente sobre o assunto.

Partindo do princípio de que ninguém sabe tudo, além de você ensinar algo, você certamente também irá aprender. Caso você escolha um assunto que não domina ou que não gosta assim tanto, é bem provável que a longo prazo, a frustração comece a se apoderar de você.

Fica fácil entender que existe muito menor concorrência em blogs sobre economia do que em blogs sobre música, moda ou automóveis.

Obviamente, esses valores mudam bastante de um país para outro; no entanto, o princípio básico é semelhante.

Se você gosta de música, mas também curte fitness, talvez a segunda opção seja mais interessante para você trabalhar, dado que existe uma concorrência bem menor.

Tenha especial atenção ao seu nicho de mercado, porque alguns nichos são realmente muito difíceis e com uma competição bem feroz, como é o caso dos blogs sobre viagens. Esse é um dos nichos mais concorridos e onde é mais difícil você ter sucesso com seu blog.

Escolha o seu domínio

Antes de instalar o WordPress numa hospedagem, você precisa decidir qual domínio usar em seu projeto. Um domínio é o nome do seu projeto na internet, sendo que domínios podem ter diferentes extensões, como por exemplo, “.com.br”, “.com”, “.net”, etc.

Ao contrário do que a grande maioria das pessoas acha, as extensões não são todas iguais e não servem todas ao mesmo propósito.

Por exemplo, uma extensão do tipo “.com.br” é chamada de ccTLD (country code top-level domain ou, em português, domínio de topo de código de país). Isso significa que essa extensão é automaticamente associada ao país Brasil. Da mesma forma que um domínio com extensão “.pt” é associado automaticamente ao país Portugal.

Uma das coisas que pouca gente pensa é que um domínio “.com.br” é reconhecido automaticamente pelo Google como sendo um domínio de topo do Brasil.

Ele automaticamente irá definir que esse blog tem como prioridade atrair tráfego do Brasil. Inclusive no Search Console do Google, você não consegue mudar o país-alvo do seu blog, o que significa que a prioridade desse blog é rankear no Google Brasil.

Já quando se trata de um domínio com extensão internacional do tipo “.com”, “.net”, “.org”, etc., é considerado um gTLD, ou seja, um domínio de topo generalista.

Para esse tipo de domínio, você já consegue na Search Console definir a segmentação internacional e em qual país você deseja segmentar usuários.

Se você escolher os Estados Unidos, você estará dizendo ao Google que sua prioridade é indexar seus conteúdos no Google.com.

Escolha sua hospedagem

Se você apostar numa hospedagem premium, você pagará uma fração do preço de uma hospedagem no Brasil e ainda terá acesso a um suporte de altíssimo nível e recursos técnicos super avançados.

Uma das empresas mais bacanas e que eu indico para quem ainda não tem hospedagem é a Hostgator. O próprio WordPress recomenda a Hostgator como empresa de hospedagem para quem deseja criar um blog usando o WordPress.org.

Instalando o WordPress

Para instalar o WordPress em seu servidor de hospedagem, recomendo que utilize o serviço de instalação em um clique. Isso facilita o seu trabalho e você não precisará entender um monte de coisas totalmente desnecessárias, como a criação de bancos de dados, permissões de escrita em arquivos, etc.

Se você preferir instalar o WordPress manualmente, criando o banco de dados e todas as permissões, também é válido. Para facilitar o seu trabalho, veja este passo-a-passo de como instalar seu blog WordPress em sua hospedagem:

Defina objetivos para o seu blog

Uma das piores coisas que você pode fazer é não estabelecer objetivos para o seu blog. Criar um blog e não estabelecer objetivos pode ser frustrante, uma vez que você não fará ideia para onde remar.

Estabelecer objetivos é fundamental não só para você se manter motivado com sua escrita, mas principalmente para você entender o que precisa de fazer para melhorar suas métricas.

Se você está começando, provavelmente estabelecer alguns objetivos para o número de visitantes mensais do seu blog pode ser importante. No entanto, recomendo você separar o número de visitantes mensal em vários tipos de tráfego:

  • Tráfego orgânico dos motores de busca;
  • Tráfego das mídias sociais;
  • Tráfego direto.

Se você estabelecer objetivos para cada uma dessas métricas, poderá acompanhar mais facilmente a evolução do seu blog e o seu crescimento.

Supondo que você está começando agora, estabelecer um primeiro objetivo de 1.000 visitas orgânicas por mês, pode ser um bom começo.

Atingindo essa meta, você deverá estabelecer novos objetivos para o crescimento do seu blog. Dessa forma você vai criando pequenos objetivos de um objetivo maior, que no final de contas é criar um blog de sucesso.

Crie um modelo de rentabilização

De pouco ou nada serve ter um blog se você não ganha dinheiro com ele. A não ser que o seu objetivo seja simplesmente escrever por gosto, um blog precisa de ser rentabilizado.

Existem duas formas de você rentabilizar um blog: a forma direta e a forma indireta. Essas duas formas determinam o objetivo e a forma como você irá lidar com o seu blog e com o propósito dele.

Leia também: Formula Negócio online funciona

Criar um blog com rentabilização indireta

Se o seu objetivo passa por uma rentabilização indireta, você provavelmente deseja criar um blog pessoal ou profissional.

A rentabilização indireta seria, por exemplo, você ser chamado para dar palestras, para fazer formações presenciais, para escrever um livro com uma editora, etc.

Existem sempre formas indiretas de rentabilizar o trabalho que está fazendo com seu blog.

É impossível prever tudo aquilo que pode acontecer ao criar um blog, no entanto, é bem possível que várias dessas coisas que citei possam efetivamente acontecer caso o seu blog se torne um sucesso.

Criar um blog com rentabilização direta

Se o objetivo for rentabilizar o seu blog diretamente, precisará trabalhar com programas de afiliados e formas de rentabilizar o tráfego que o seu blog recebe. Existem muitas ofertas para você trabalhar a rentabilização de um blog, desde anúncios do Google, programas de afiliados, infoprodutos, entre outras.

Recomendo a você ler o meu artigo Como ganhar dinheiro na internet – O guia completo, onde explico quais são as diferentes opções que você tem disponíveis no mercado e como você deverá rentabilizar o seu blog de uma forma eficaz.

Ainda assim, recomendo sempre que você faça testes e analise os resultados de cada uma dessas opções. Aquilo que funciona para o blog A pode não funcionar no blog B, ainda que sejam exatamente do mesmo nicho de mercado.

Preparado para criar um blog de sucesso?

A grande maioria dos blogs é abandonada por falta de persistência dos seus autores. Não é um caminho fácil, mas quando as coisas correm bem, o sucesso é garantido.

E acredite, um blog pode fazer mais pela sua carreira e pela sua vida profissional do que qualquer outra coisa nesse mundo.

Quer aprender mais sobre SEO e como criar um blog de sucesso? Conheça meu Curso Formula negocio online, que poderá ajudá-lo a levar o seu negócio ao próximo nível! 😉

Bons Empreendimentos!