Emagrecer rápido pode comprometer a saúde

Restringir a dieta e optar por alimentos menos calóricos é uma medida tomada por muitas pessoas que desejam obter o emagrecimento em curto período.

Muitas vezes o cardápio é combinado ainda com inibidores de apetite como o Natu diet, laxantes e diuréticos para conseguir chegar ao peso pretendido.

O problema é que essas atitudes podem contribuir para o conhecido efeito sanfona e comprometer a saúde da coluna.

A flacidez abdominal decorrente da perda de peso em curto prazo deixa a coluna cervical desprotegida.

E, devido à falta de força dos músculos abdominais, as costas não recebem o aporte necessário para a sua sustentação, o que favorece uma modificação do centro de gravidade corporal, gerando uma sobrecarga na lombar.

Isso leva a um desgaste das articulações e pode gerar artrose ou hérnia de disco – descreve o especialista em coluna vertebral.

O recomendado é fortalecer a musculatura da barriga.

Para isso, mantenha a região abdominal contraída durante a realização de exercícios físicos, já que essa musculatura serve para realizar alguns movimentos de tronco, segurar as vísceras abdominais e, obviamente, para estabilizar a coluna enquanto a pelve e os membros se movem.

Confira outras medidas preventivas:

– Ao amarrar os sapatos, sente-se e cruze as pernas.

– Ao transportar objetos muito pesados evite flexionar a coluna. O indicado é dobrar os joelhos e usar a força das pernas para empurrar ou levantar o artefato.

– No trabalho, mantenha uma boa postura ao sentar. Para isso, utilize cadeiras com encosto e coloque os pés apoiados em um suporte para pés, que ajuda a evitar sobrecarga na coluna.

– Tenha uma alimentação balanceada e evite o sobrepeso.

– Realize atividades físicas, pois elas ajudam a fortalecer a região lombar.

coluna vertebral tem uma grande importância no corpo humano, pois é ela quem dá suporte ao tronco e cabeçapermitindo o movimento, garante uma postura adequada e, ainda, protege a medula espinhal.

Além disso, ela também é uma importante base para estruturas como músculos e costelas. Mesmo que o movimento entre as vértebras seja pequeno, a coluna permite movimentos de inclinação e flexão lombar.

Acumpuntura

acupuntura é outra alternativa que pode auxiliar no tratamento. As agulhas utilizadas atuam em pontos específicos que favorecem a liberação no cérebro e na medula de substâncias que agem como analgésicos Moder diet.

Alongamento

Acostume-se a alongar sua lombar antes de deitar e ir para cama, acordar, levantar, antes de trabalhar ou no final do expediente. Para isso você abraça suas pernas enquanto está deitado.

Se a dor for mais leve, é possível também aliviá-la colocando uma compressa morna na região durante 20 minutos. Isso vai ajudar e fazer com que o músculo fique relaxado, diminuindo a tensão.